Atualidade

Levantamentos batimétricos no porto de Leixões

Para realizar qualquer projeto de levantamento batimétrico é necessário um mapa com dados tridimensionais sobre o terreno ou relevo do fundo do mar 

Dentro de uma embarcação, apoiando a maior draga do mundo “Spartacus”, a Viamapa executa a aquisição e produção de dados para garantir a segurança dos canais de navegação bem como o cálculo de volumes dragados. 

No meio aquático, temos diversos equipamentos (ecosondas monofeixe e multifeixe, hidrofones e transdutores) que permitem executar levantamentos batimétricos com detalhe e precisão das áreas submersas. 

O que são levantamentos batimétricos / hidrográficos? 

Os levantamentos batimétricos e hidrográficos (LH) consistem no estudo e representação do fundo de oceanos, lados e rios através da emissão e receção de sinais sonoros, emitidos por sensores (sondas monofeixe ou multi-feixe) com recurso a embarcações equipadas para o efeito.

A Batimetria na Viamapa 

Para os modelos batimétricos a Viamapa dispõe de equipamentos de navegação tripulada e autónoma e Ecobatímetros de vários tipos que permitem obter dados tridimensionais, em tempo real para corrigir os dados captados, em qualquer tipo de ambiente aquático.  

Os nossos operadores em batimetria trabalham com tecnologias de alta resolução que permitem calcular e obter com grande definição o relevo subaquático, bem como captar todos os objetos lá existentes, tais como, estruturas submarinas, barcos afundados, bancos de areia, e todo o tipo de construções submersas.

Embarcacao para batimetria

Os drones aquáticos permitem a navegação autónoma para apoio dos projetos de batimetria, uma vez que acedem de forma fácil e segura a áreas menos acessíveis por meios tradicionais, permitindo assim uma melhor caracterização de todas as zonas em estudo.

Os nossos levantamentos batimétricos no porto de Leixões 

A Viamapa é adjudicatária do contrato de prestação de serviços de apoio topográfico e levantamento hidrográfico (LH), no projeto do Prolongamento do Quebra-Mar e Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões, nomeadamente, dando suporte à maior draga do mundo Spartacus, sendo assim, uma intervenção no segundo maior Porto de Portugal.

Este projeto pretende criar melhores condições para melhorar a segurança dos canais de navegação e a navegabilidade no acesso ao porto marítimo de maiores dimensões, assim como,na zona de manobra dos navios. 

A obra, começou em 2021 e vai continuar até 2023. 

Os levantamentos Batimétricos realizados pela equipa da Viamapa são elaborados regularmente, servindo de controlo para o prolongamento do Quebra-Mar principal com recurso a sondas de alta resolução de até 0.5ºx0.5º de precisão de 750Hz de Frequência

A Viamapa tem como principal função a obtenção de dados de batimetria que permitemprojetar, planear e efetuar a obra na frente marítima. Para realização deste serviço a nossa empresa dispõe de uma embarcação equipada com um sonar multifeixe, permitindo a obtenção de cotas marítimas com precisão centimétrica.  

A nossa empresa também realiza acompanhamento de obra através de técnicas clássicas de topografia, na frente marítima e terrestre.

Aplicações da Batimetria 

  • Apoio à navegação  
  • Acompanhamento de projetos de dragagem 
  • Levantamentos de perfis transversais para estudo 
  • Apoio a obras de engenharia (barragens, portos, pontes, reservatórios, construção, etc) 

 

Soluções em cartografia fluvial, marítima e de águas interiores 

  1. Modelos 3D georreferenciados 
  2. Mapas 3D e 3D 
  3. Plantas batimétricas vetoriais e raster 
  4. Curvas isobatimétricas
  5. Monitorização e inspeção de obras de arte fluviais, marítimas e portuárias 
  6. Elaboração e atualização cartas náuticas  
  7. Cartografia batimétrica 
Nuvem de pontos batimetria

Principais vantagens dos levantamentos batimétricos

  • Evitar danos materiais 
  • Excelente relação custo-benefício 
  • Mapa 3D com precisão centimétrica  
  • Leituras rápidas e fiáveis 
  • Registo contínuo do leito 
  • Frota de barcos e drones aquáticos 
  • GNSS, DGPS, ADPs, ADCPs de dupla frequência de alta precisão 
  • Solução GNSS Atlas com satélite dedicado para trabalhos em Alto Mar
  • Segurança como prioridade para os seus projetos 
  • Gestão de custos 
  • Equipa treinada para qualquer tipo de intervenção 
  • Partilhar a experiência do grupo geosat 
  • Baixa pegada ecológica (drone) 
  • Utilização em áreas submersas de difícil acesso (drone aquático) 
  • Monitorização de sedimentos de suporte em diversas obras de arte

Aquisição de dados de batimetria SONAR. O que é o SONAR ?
Batimetria

tecnologia SONAR é um sistema de deteção por som para aquisição de medidas de profundidade e qualidade do fundo de oceanos, lagos e rios. Em seguida, produz-se mapas dos ambientes e objetos estudados, que podem ser integrados com outras tecnologias cartográficas e modelos 3D para fornecer uma visão mais precisa da superfície submersa. Estes sistemas SONAR, também podem fornecer a medição da qualidade da água e o perfil da camada de sedimentos do fundo. 

É, portanto, fundamental utilizar a batimetria na preparação das fases de todos os projetos que ocorrem abaixo da superfície da água. Estes dados batimétricos, são representados por curvas batimétricas que unem pontos com equidistâncias verticais, semelhantes às curvas de nível topográfico.  

aquisição de dados SONAR servem para criar um modelo 3D dos dados do local que permitem analisar a mineração que a área pode abrigar, se é navegável, a quantidade de material necessário para construir uma estrutura, assim como, o impacto que a navegação pode trazer com o deslocamento de corpo d’água. 

Tem dúvidas ou deseja um orçamento para o seu projeto?

Clique aqui ou contacte-nos através do formulário de contato

Descubra a nossa experiência no setor da batimetria

Batimetria

Batimetria

Levantamento 3D

Levantamento 3D

Topografia

Construção do troço ferroviário Portugal-Espanha 

Construção do troço ferroviário Portugal-Espanha 

Um dos princípios fundamentais do Espaço Schengen é permitir a livre circulação de qualquer natural de um Estado-membro. Para isso, várias alternativas estão disponíveis para viajar entre países, o setor ferroviário não é exceção e hoje em dia, as vias férreas entre...

read more
Seminário de Geodeteção de redes e novas tecnologias

Seminário de Geodeteção de redes e novas tecnologias

Vários especialistas da Viamapa estiveram presentes no primeiro Seminário de Geodeteção e Localização de Redes, no dia 09 de Junho na Alfândega do Porto onde se abordaram diversos temas deste setor em pleno desenvolvimento. Na agenda foram abordados: A Geodeteção de...

read more
Recrutamento nas universidades portuguesas | Viamapa

Recrutamento nas universidades portuguesas | Viamapa

Os estudantes da faculdade do Porto FCUP acompanham Viamapa, que oferece oportunidades de trabalho! Com quase 20 anos de existência, a Viamapa é uma empresa portuguesa com sede no Grande Porto, especializada em serviços de topografia. Abrange várias atividades...

read more
Monitorização do Metro do Porto nas diferentes fases da obra

Monitorização do Metro do Porto nas diferentes fases da obra

A construção de novas estruturas, especialmente em obras Subterrâneas como nos túneis  da linha de Metro do Porto, requer uma monitorização constante utilizando sistemas ‘on line’ que permitem monitorizar de forma permanente, evitando acidentes ou perdas inesperadas....

read more
Metro do Porto: Prolongamento com a Linha Rosa

Metro do Porto: Prolongamento com a Linha Rosa

Extensão O plano de expansão do Metro do Porto, que prevê o prolongamento da estação da Casa da música à estação de São Bento (Linha Rosa) estará finalizado em 2024. Este prolongamento de 3km, para além de servir áreas da cidade do Porto, irá proporcionar novas...

read more

Subscreva a nossa newsletter 

Portugal - Moçambique - Zâmbia - França