Atualidade

Monitorização do Metro do Porto nas diferentes fases da obra

A construção de novas estruturas, especialmente em obras Subterrâneas como nos túneis  da linha de Metro do Porto, requer uma monitorização constante utilizando sistemas ‘on line’ que permitem monitorizar de forma permanente, evitando acidentes ou perdas inesperadas. A Viamapa oferece uma gama completa de soluções e equipamentos de última geração para a análise e registo de variáveis para manutenção preventiva e medição de vibrações com recurso a medidores de vibrações.

 

Monitorização nas várias fases de uma estrutura ou obra geotécnica

A Monitorização é um trabalho que se apoia na instrumentação e observação para o controlo de estruturas nas diferentes fases (fase de obra – fase de exploração).

Ou seja, consista na medição, aquisição e análise de vibrações produzidas em obras civis, evitando, possíveis riscos ou falhas na manutenção preventiva durante uma obra em construção ou em demolição.

É implementando o método de observação reduzindo deste modo os custos de uma obra.Segue-se os diversos tipos de estruturas geotécnicas monitorizadas:

  • Linhas de alta velocidade
  • Edifícios
  • Metros
  • Estradas
  • Rede ferroviária
  • Portos
  • Barragens
  • Ambientes industriais

As nossas equipas são especializadas e certificadas em análise de vibrações fornecendo soluções aos nossos clientes adaptando os nossos equipamentos de analise e manutenção de estruturas de risco.

A obsolescência de muitas estruturas de engenharia civil construídas após a guerra cria muitos desafios humanos, económicos e ambientais.

A monitorização em tempo real e automatizado destas infraestruturas permite fornecer as informações necessárias para a sua manutenção por os nossos operadores no local e analistas. Garante assim a segurança e a durabilidade dos edifícios.

Obra Monitorizacao expansao Metro do Porto

Monitorização da expansão da Linha do metro do Porto

A expansão do metro do Porto é um verdadeiro projeto de desenvolvimento urbano e permite aproximar as várias cidades do Grande Porto.

Foi atribuído às equipas da Viamapa, em colaboração com a Geosat, o acompanhamento, durante a execução da Obra dos vários lotes nas estruturas existentes para garantir a segurança .

As equipas da Viamapa e do grupo Geosat instalaram diversos medidores de Vibrações ( sismógrafos ) em várias estruturas consideradas sensíveis pelo Dono de Obra.

A monitorização ficou a cargo dos nossos especialistas do grupo Geosat, os quais ficaram responsáveis pela configuração verificação de dados para a elaboração de relatórios mensais.

Para a instalação dos nossos medidores de Vibrações ( Sismografos ), tivemos de nos adaptar de acordo com os locais, alguns foram instalados perfurando, no entanto, em locais mais delicados, foram solicitadas técnicas com gesso ou fitas adesivas especiais.  ​

Verifique abaixo a lista de pontos de instalação, assim como algumas fotos que ocorreram nos dia 5 de janeiro e 18 de fevereiro de 2022.

 

  1. Monumento a D. Pedro IV (Monumento a Pedro IV)
  2. Instituto de Medicina Legal
  3. Relojoaria Rolex – David Rosas
  4. Café MAGNA
  5. Edifício Les Palaces
  6. Igreja do Carmo
  7. Estação de São Bento
  8. Igreja dos Congregados
  9. Hospital de Santo António
  10. Estacionamento do Edifício nº58
  11. Restaurante Xau Laura
  12. Escola EB2/3 Gomes Teixeira
  13. Estacionamento Hotel Vice-Rei
Novas estacoes expansao Metro do Porto

Porquê que a monitorização de estruturas existentes é tão importante?

O colapso da ponte de Génova, em Itália, que infelizmente onde houve vítimas, é prova concreta disso. Nesse sentido, é essencial utilizar a Monitorização em tempo real para prevenção de riscos e da salvaguarda do património.

Os nossos especialistas criaram os sistemas mais adequados para monitorizar o desempenho das estruturas, tendo em conta a natureza dinâmica ou estática dos fenómenos observados, mas também o ambiente de aplicação que pode ser agressivo em diferentes casos de estruturas marítimas, barragens (corrosão) ou pontes (relâmpagos). Nas últimas décadas, o aquecimento global (tempestades, marés altas, subida do nível do mar), a idade avançada das estruturas ou a mudança de utilização exigiram uma monitorização eficaz, para além das observações visuais.

Os dispositivos de monitorização, através do desenvolvimento exponencial do IoT (Internet das Coisas), tornam possível ter dados em tempo real em abundância e a baixo custo.

A monitorização de infraestruturas pode trazer benefícios para todas as fases de uma obra tais como:

  • Evitar danos de vibração
  • Monitorização automatizada
  • Manter uma estrutura em funcionamento
  • Gestão de Riscos, evitando possíveis acidentes
  • Monitorização em tempo real
  • Segurança e durabilidade na construção
  • Medição precisa do impacto ambiental
  • Custos reduzidos
  • Relatórios mensais
  • Acesso ao Cloud 24/24 7/7

 

Tem dúvidas ou deseja um orçamento para o seu projeto?

Clique aqui ou contacte-nos através do formulário de contato

Descubra a nossa experiência 

Transportes e infraestruturas

Topografia

Construção do troço ferroviário Portugal-Espanha 

Construção do troço ferroviário Portugal-Espanha 

Um dos princípios fundamentais do Espaço Schengen é permitir a livre circulação de qualquer natural de um Estado-membro. Para isso, várias alternativas estão disponíveis para viajar entre países, o setor ferroviário não é exceção e hoje em dia, as vias férreas entre...

read more
Seminário de Geodeteção de redes e novas tecnologias

Seminário de Geodeteção de redes e novas tecnologias

Vários especialistas da Viamapa estiveram presentes no primeiro Seminário de Geodeteção e Localização de Redes, no dia 09 de Junho na Alfândega do Porto onde se abordaram diversos temas deste setor em pleno desenvolvimento. Na agenda foram abordados: A Geodeteção de...

read more
Recrutamento nas universidades portuguesas | Viamapa

Recrutamento nas universidades portuguesas | Viamapa

Os estudantes da faculdade do Porto FCUP acompanham Viamapa, que oferece oportunidades de trabalho! Com quase 20 anos de existência, a Viamapa é uma empresa portuguesa com sede no Grande Porto, especializada em serviços de topografia. Abrange várias atividades...

read more
Levantamentos batimétricos no porto de Leixões

Levantamentos batimétricos no porto de Leixões

Para realizar qualquer projeto de levantamento batimétrico é necessário um mapa com dados tridimensionais sobre o terreno ou relevo do fundo do mar.   Dentro de uma embarcação, apoiando a maior draga do mundo “Spartacus”, a Viamapa executa a aquisição e produção de...

read more
Metro do Porto: Prolongamento com a Linha Rosa

Metro do Porto: Prolongamento com a Linha Rosa

Extensão O plano de expansão do Metro do Porto, que prevê o prolongamento da estação da Casa da música à estação de São Bento (Linha Rosa) estará finalizado em 2024. Este prolongamento de 3km, para além de servir áreas da cidade do Porto, irá proporcionar novas...

read more

Subscreva a nossa newsletter 

Portugal - Moçambique - Zâmbia - França