Atualidade

Metro do Porto: Prolongamento com a Linha Rosa

Extensão

O plano de expansão do Metro do Porto, que prevê o prolongamento da estação da Casa da música à estação de São Bento (Linha Rosa) estará finalizado em 2024.

Este prolongamento de 3km, para além de servir áreas da cidade do Porto, irá proporcionar novas ligações. Este novo troço melhora a acessibilidade às zonas centrais da Cidade, promove a redução dos tempos de deslocação em transportes, entre outras vantagens.

A obra prevista irá ligar a Casa da Música a São Bento criando 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes, São Bento e a Casa da Música) assegurando a ligação entre S.Bento e a Rotunda da Boavista.

Extensão e modernização da rede do Metro do Porto

O conselho de administração da Metro do Porto recebeu o relatório preliminar dos concursos públicos de extensão da rede. Os valores de referência para o investimento na extensão da rede de metro foram de 235 milhões de euros para a Linha Rosa, para qual, as equipas da Viamapa estão a colaborar desde 2021.

“Vamos abordar esta nova fase que se prolongará até 2024 com a mesma energia e empenho que temos assumido até agora”, afirmou Tiago Braga, Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, durante cerimónia no Jardim do Palácio de Cristal, no Porto.

Os nossos especialistas em Levantamentos 3D e Topografia de Obra 

Temos atualmente em obra, 1 coordenador e 5 equipas, tendo previsão de atingir, 2 coordenadores e entre 7 a 10 equipas, nos próximos meses.

Nossas equipas realizam levantamentos 3D de elementos e estruturas complexas com alto grau de precisão. A informação recolhida permite-nos criar ou extrair de forma automática ou semiautomática vários dados necessários à construção da Linha Rosa.

  • Planos, elevações e seções
  • Modelo de volumetria
  • Modelos 3D
  • Representação arquitetónica
  • Integração com software CAD / BIM

Realizamos também as implantações e controlo da obra, recorrendo a estações de precisão igual ou superior a 1” e ainda o adensamento do Apoio da Obra.

Para além de ser o mais eficiente possível, o presidente da Metro do Porto sublinhou ainda que o financiamento desta obra é assegurado pelo Fundo de Ambiente e pelos fundos do programa operacional POSEUR Sustentabilidade e eficiência na utilização dos recursos, garantindo o consórcio.

“Não abrirá mão do controlo rigoroso das medidas definidas nas declarações de conformidade ambiental, investindo em ferramentas de informação sobre o estado e próximos trabalhos de manutenção”

Plano de Expansão e Modernização do Metro

Linha circular e 4 novas estações

A linha rosa (G) terá 3 km de extensão, dos quais 2,45 operacionais, e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).

Esta linha circular permite densificar a oferta de metropolitano na cidade de Porto, melhorando o acesso às áreas centrais do Porto, que liga-se o transporte ferroviário de S. Bento e Praça da Liberdade à Casa da Música ao transporte urbano:

 

  • Hospital de Santo António
  • Pavilhão Rosa Mota
  • Centro Materno Infantil
  • Galiza
  • Faculdades

Linha Sustentável
Quais são as vantagens da extensão do Metro?

Estima-se que o prolongamento ajudará a reduzir as emissões de gases poluentes e as mudanças climáticas. Desenvolve-se totalmente em túnel e via dupla que melhorará o acesso às áreas centrais do Porto, zonas importantes componentes empresariais, residenciais de saúde, captando muitos de passageiros ao transporte individual.

  1. A procura dos atuais utilizadores de transporte individual irá aumentar mais de 30 milhões de passageiros no primeiro ano completo de operação.
  2. Redução das emissões de CO2 de quase 1.500 toneladas no mesmo período.
  3. Irão deixar de circular mais de 21.000 veículos particulares e cerca de 1.000 veículos pesados ​​de mercadorias por dia
  4. Oferecer uma alternativa sólida para muitos residentes que usam o transporte individual

Uma obra que Souto de Moura conquistou o Prémio Pritzker

  • Este projeto ganhou dois prémios Pritzker, Eduardo Souto de Moura, autor de obras das novas estações, sendo a de São Bento assinada em parceria com Álvaro Siza Vieira.

 

Tem dúvidas ou deseja um orçamento para o seu projeto?

Clique aqui ou contacte-nos através do formulário de contato

Descubra a nossa experiência no setor ferroviário

Transportes e infraestruturas

Topografia

Construção do troço ferroviário Portugal-Espanha 

Construção do troço ferroviário Portugal-Espanha 

Um dos princípios fundamentais do Espaço Schengen é permitir a livre circulação de qualquer natural de um Estado-membro. Para isso, várias alternativas estão disponíveis para viajar entre países, o setor ferroviário não é exceção e hoje em dia, as vias férreas entre...

read more
Seminário de Geodeteção de redes e novas tecnologias

Seminário de Geodeteção de redes e novas tecnologias

Vários especialistas da Viamapa estiveram presentes no primeiro Seminário de Geodeteção e Localização de Redes, no dia 09 de Junho na Alfândega do Porto onde se abordaram diversos temas deste setor em pleno desenvolvimento. Na agenda foram abordados: A Geodeteção de...

read more
Recrutamento nas universidades portuguesas | Viamapa

Recrutamento nas universidades portuguesas | Viamapa

Os estudantes da faculdade do Porto FCUP acompanham Viamapa, que oferece oportunidades de trabalho! Com quase 20 anos de existência, a Viamapa é uma empresa portuguesa com sede no Grande Porto, especializada em serviços de topografia. Abrange várias atividades...

read more
Levantamentos batimétricos no porto de Leixões

Levantamentos batimétricos no porto de Leixões

Para realizar qualquer projeto de levantamento batimétrico é necessário um mapa com dados tridimensionais sobre o terreno ou relevo do fundo do mar.   Dentro de uma embarcação, apoiando a maior draga do mundo “Spartacus”, a Viamapa executa a aquisição e produção de...

read more
Monitorização do Metro do Porto nas diferentes fases da obra

Monitorização do Metro do Porto nas diferentes fases da obra

A construção de novas estruturas, especialmente em obras Subterrâneas como nos túneis  da linha de Metro do Porto, requer uma monitorização constante utilizando sistemas ‘on line’ que permitem monitorizar de forma permanente, evitando acidentes ou perdas inesperadas....

read more

Subscreva a nossa newsletter 

Portugal - Moçambique - Zâmbia - França